Se você se divertiu durante o verão, foi à praia, surfou e ainda conseguiu aquele bronzeado desejado, essa matéria foi feita para você! Fique atento as dicas da dermatologista, Dra. Alice Buçard. Até por que as águas de março chegaram com tudo esse ano e trouxeram com elas o momento ideal para darmos adeus ao verão e começarmos os cuidados com a nossa pele e cabelos após o excesso de exposição ao sol, vento, mar e cloro de piscina.
Depois de um longo período de férias e a natural relaxada com os cuidados diários, a pele sofre ficando opaca, ressecada e sem viço. Por outro lado, pessoas com maior tendência ao desenvolvimento de acne também pioram neste período devido ao aumento da oleosidade e pelo uso excessivo de protetores solares não adequados para seu tipo de pele. O uso irregular do filtro solar e a exposição solar exagerada podem causar queimaduras, que evoluem com descamação e manchas. Pessoas com predisposição ao surgimento do melasma percebem o início dessas manchas no rosto principalmente durante o verão quando a incidência dos raios ultravioleta é maior.
E o outono é a época ideal para reiniciar os cuidados, criando uma rotina prática e eficaz de tratamentos diários e preparando a pele para realizar procedimentos estéticos com mais segurança e eficácia.
LIMPEZA E ESFOLIAÇÃO
O uso de sabonetes adequados para o seu tipo de pele é um ótimo começo, logo, recomendo o uso de loções de limpeza tipo syndet e sem sabão para as peles mais secas e sensíveis assim como o uso de sabonetes líquidos com baixas concentrações de ácido salicílico para as peles mais oleosas. Evite banhos prolongados e com água muito quente. A esfoliação semanal para a remoção das células mortas e renovação da epiderme, ajuda na desobstrução dos poros além de facilitar a penetração dos antioxidantes e loções de hidratação.
HIDRATAÇÃO
Lembrando que a hidratação também deve vir de dentro para fora! Tome bastante água, abuse dos chás com ação antioxidante e considere a reposição de colágeno diluído em sucos. E lembre-se que o melhor momento de aplicar os cremes e loções hidratantes e imediatamente depois do banho, salienta a Dra. Alice.
ACNE E OLEOSIDADE
Procure higienizar a pele com sabonetes adequados, use filtro solar com ação anti-oleosidade e se ainda assim as espinhas não melhorarem deve-se considerar o uso de medicações contendo ácidos ou até mesmo antibióticos.
MANCHAS E MELASMA
O uso de filtro solar é e sempre será a indicação número 1 no tratamento das manchas. Atualmente existem filtros que além de proteger a pele ainda possuem ação clareadora e pigmentação com efeito de maquiagem para camuflagem das manchas. O uso de cremes antioxidantes contendo vitamina C ou clareadores sem ácidos durante o dia é complementado pelo uso de clareadores mais potentes como a combinação de ácido retinoico e hidroquinona ou a inovadora cisteamina à noite.
Para tratar as sardas e manchas senis contamos com a ajuda dos lasers, luz intensa pulsada e peelings que promovem uma descamação leve recuperando o viço, clareando e uniformizando a cor da pele.
E não se esqueça que bem-estar e saúde devem caminhar juntos, faça sua consulta dermatológica anual, reveja suas pintas e sinais, use a tecnologia a seu favor também para o diagnóstico precoce e preciso das lesões suspeitas de câncer de pele com avaliação feita pela dermatoscopia. Assim, você pode curtir o ano todo com a pele linda e saudável.
Fonte: revistamensch.com.br/cuidados-pessoais-depois-de-muito-sol-vamos-cuidar-e-hidratar-a-pele/