Tricoscopia
Papel da dermatoscopia na avaliação da queda dos cabelos.
A tricoscopia é o exame dermatoscópico do couro cabeludo, permite o diagnóstico e acompanhamento das diversas causas de alopecias, como as calvícies de padrão feminino e masculino, queda crônica dos fios, e outras doenças que acometem o couro cabeludo, como alopecia areata e lúpus entre outras.
Possibilita avaliar de forma comparativa as diferentes áreas do couro cabeludo, determinando os locais de comprometimento dos cabelos e sua intensidade, além de avaliar a resposta ao tratamento.
A TRICOSCOPIA mapeia o couro cabeludo do paciente com imagens ampliadas em até 100 vezes, é uma importante ferramenta de diagnóstico para uma série de problemas.
Da avaliação precoce da calvície (tanto masculina quanto feminina) até o diagnostico de alopecias relacionadas ao estresse agudo ou problemas hormonais, a Tricoscopia é o primeiro passo para qualquer tratamento eficaz relacionado ao couro cabeludo.
Além de possibilitar a observação da quantidade e espessura dos fios avaliando possíveis casos de alopecia, o exame também observa a superfície do couro cabeludo e consequentemente possíveis manchas, lesões, dermatites e outras alterações em toda a área mapeada.
Uma vez feito o mapeamento, torna-se possível acompanhar a evolução do tratamento recomendado a partir da comparação das imagens obtidas. Muitas vezes sinais de melhora como o espessamento dos fios não são visíveis pelo paciente, mas podem ser observados pelo aparelho, indicando que o tratamento está sendo eficaz.